ENEAGRAMA NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA


Nicolai Cursino

Quando pensamos no tipo de mundo em que viveremos daqui pra frente, está claro que ele depende, em grande parte, das decisões e da direção que será tomada por nossos líderes. Em uma época onde há mais dinheiro nas mãos de bancos e empresas privadas do que no cofre das grandes nações, os líderes de organizações aparecem como os maiores responsáveis pelo que acontece no mundo de hoje – e pelo que vai acontecer no mundo de amanhã.

Se a nossa visão nos leva para a realização de uma sociedade melhor, mais sustentável, justa, ecológica, próspera e de gente mais feliz, isso está em grande parte nas mãos dos líderes de nossas empresas atuais.

Muitos esforços e investimentos têm sido empregados no desenvolvimento de líderes, sendo usadas para isso diferentes ferramentas, métodos e recursos. Chama a atenção um sistema em especial, que tem se destacado ao redor do mundo em organizações inovadoras como um processo de crescimento verdadeiro, profundo e corajoso. Esse sistema se chama Eneagrama.

Mas por quê organizações como Boieng, Disney, Embraer e Vivo se utilizariam de um sistema que teve sua origem no oriente, com raízes que remontam há pelo menos 2500 anos atrás? E por quê organizações como Toyota, Roche/Genentech, Daimler/Mitsubish, Best Nuy, Federal Bank Reserve, Banco Itaú e Avon, insistiram nesse sistema em programas de desenvolvimento com pelo menos 18 meses de duração, com alguns chegando a 13 anos?

O Eneagrama é um mapa e um sistema de desenvolvimento pessoal e organizacional que descreve nove tipos principais de personalidades, cada uma com suas tendências mentais, emocionais e instintivas. Apesar de também descrever prováveis comportamentos para cada um desses tipos, sua riqueza está no fato de ele ser muito mais do que uma tipologia de personalidades. Ele descreve as motivações por trás das ações, as crenças e as estratégias inconscientes por trás das decisões, e as rotas exatas e mais eficientes de crescimento e expansão para além dos padrões de cada tipo. É um mapa e uma estratégia de maturidade, desenvolvimento e diversidade.

Uma vez descobertos os tipos principais das pessoas na organização por um sistema experiencial, divertido e engajante de autodiagnóstico, inicia-se um processo de sensibilização cultural para reconhecimento e consciência dos próprios padrões (positivos e desafiantes)  e também para aceitação e a incorporação das diferentes. O objetivo final não é apenas conhecer a sua personalidade e a dos outros, mas expandir-se e desenvolver-se além delas, incorporando características positivas dos demais tipos para melhoria de sua liderança.

Identificadas as necessidades reais do negócio, a cultura e o momento da organização, o sistema é, então, integrado podendo tomar uma série de aplicações diferentes. Liderança, comunicação, formação de equipes de alto desempenho, aprimoramento da inteligência emocional, coaching, gestão de conflitos, feedback, tomada de decisões, vendas e negociação, entre outras possíveis.

Diversas metodologias de desenvolvimento organizacional são integradas e customizadas conforme os diferentes tipos de personalidade do Eneagrama e suas metodologias de desenvolvimento. O resultado, como têm relatado algumas organizações citadas neste artigo, são resultados profundos de desenvolvimento com um efeito contagiante de alto entusiasmo em toda organização. Efeito esse que acaba sendo levado além das empresa, para as casas e as famílias. Uma vez que você conhece o Eneagrama, você não consegue mais parar de falar nele!

É importante também saber que a divisão inicial em nove tipos de personalidades principais é ainda apenas a ponta do iceberg. Cada um desses tipos é ligado diretamente a dois outros tipos por suas “flechas”, indicando desafios de desenvolvimento, além de tendências em momentos de stress e segurança. Também é influenciado por suas “asas”, ou seja, personalidades vizinhas à sua que podem aparecer no jogo de vez em quando. Há ainda subtipos dentro de cada um dos tipos e pelo menos nove níveis de maturidade (consciência) diferentes, levando a um sistema de alta precisão que a esta altura já leva a mais de 1000 tipos de personalidades.

Interagindo de forma integrada com o mapa de personalidades vem ainda sua influência em elementos como a obtenção de resultados, a tomada de decisões, o autodomínio, a comunicação, o gerenciamento das equipes, a gestão da mudança e o estilo de liderança.

Trabalhar com o Eneagrama em empresas tem sido para mim não apenas uma forma de agregar um imenso valor ao negócio dos meus clientes, como também uma enorme oportunidade de crescimento pessoal. É impossível trabalhar como esse sistema sem ser profundamente influenciado por ele.

Convido a você a conhecer e deixo aqui o meu agradecimento verdadeiro a esse sistema que já tanto melhorou minha carreira, minha família, minha vida pessoal e também a vida de milhares de pessoas que já tive o prazer de ensinar pessoalmente esse sistema.

É um caminho sem volta, no melhor sentido que isso possa ter.

Escrito por **Nicolai Cursino** – PRESENÇA CONFIRMADA PARA O 2º CONGRESSO DE RECURSOS HUMANOS DO INTERIOR PAULISTA COM A PALESTRA – ” ENEAGRAMA PARA RECURSOS HUMANOS”

** Consultor internacional em Desenvolvimento Humano e Corporativo.

Engenheiro de Produção formado pela USP.

Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – Califórnia, e membro da NLP Global Training and Consulting Community.

Coach profissional certificado pela ICC – International Coaching Community.

Membro profissional e um dos fundadores da International Enneagram Association – Brasil (Associação Brasileira de Eneagrama).

Certificado em aplicação de Eneagrama para empresas pela consultora americana Ginger Lapd-Bogda Ph.D.

Certificado em hipnose ericksoniana com reconhecimento pelo American Board of Hypnotheraphy e pela American Society of Clinical Hypnosis. Consultor associado ao The Global Institute for Trauma Resolution.

Ex profissional da EMBRAER S.A. na área de relacionamento internacional com autoridades governamentais.

Consultor em empresas líderes no Brasil e no mundo, tais como Itaú, Vivo, Bradesco, Embraer, Oi, Votorantim, Camargo Corrêa, Unilever, Philips, Danone, Schinchariol, Cosan, Perdigão, Skanska, Chemtura, e muitas outras. Entre as organizações na área de saúde estão o Gestalt Center New York, a Universidade Federal de São Paulo e as Casas André Luiz.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s