O Valor do ser humano


Narciso Machado

Narciso Machado

Uma verdade irrefutável ressalta em todo o contexto da vida humana: é a de que o homem tem que lutar. É na ação construtiva, é pela luta que o ser humano encontra satisfação para as suas necessidades e as suas grandes esperanças.

O homem que se dedica à realização de qualquer coisa capaz de satisfazer alguma necessidade social, encontra satisfações que o animam nos momentos de dúvidas e incertezas. Ninguém jamais conseguiu tornar-se forte na acomodação, na inatividade. Aquele que trabalha, que se esforça com ânimo e valor, está despertando em si mesmo cada dia, novas energias e propósitos, com que poderá conquistar novas vitórias. O poder humano se consolida redobrando-se o esforço e não reduzindo-o.

Quando um homem dedica a um grande empreendimento todas as suas energias, encontra a verdadeira realidade da sua missão na vida. O esforço persistente, a ação construtiva, o anseio de superação, oferecem lições que não se encontram nos livros, nem no testemunho dos outros. Todos os que venceram foram gigantes do trabalho, da persistência, da coragem, do entusiasmo e de força de vontade.

A grande maioria que encontramos por toda a parte queixa-se de suas condições pouco lisonjeiras, de fatalidades de que se julgam vítimas, enfileirando entre as causas de sua situação, ao sistema social, o capitalismo, a política, a falta de apoio, etc… Bem poucos admitem a própria culpabilidade como causa de suas desditas.

Se a essa grande maioria que só sabe queixar-se, perguntássemos que medidas haviam tomado para remediar seus males e modificar a conduta, poucas, muito poucas mesmo, seriam as que se houvessem empenhado com esforço para alcançar uma situação melhor. A maioria nos teria afirmado estar à espera de algum emprego público, ou à espera de alguém, ou ainda, de alguma nova situação para conseguir o tão almejado melhoramento. Tais pessoas são as realmente fracas e necessitam permanentemente de alguém que as anime e conforte. Retardadas, mal conseguem apanhar algumas migalhas do banquete da vida. Não compreendem que não é na inatividade ou nos fracassos do ser humano que encontramos suas expressões mais autênticas, mas em seus triunfos e em suas realizações. Um indivíduo somente possui personalidade, quando consegue ser mais do que uma voz, que um corpo, que um número coletivo na comunidade social, quando “realizou” alguma coisa.

A luta pela vida exige uma atividade constante do corpo e do espírito. A vida só se conserva e progride pelo esforço, pela luta. Por mais penoso que seja esse esforço, o homem nunca deixa de o empregar para a conservação da vida. Mesmo quando a vida o tortura, o maltrata, ele procura conserva-la.

Só a luta permite a ascensão do homem.

Não existe sorte ou acaso. O destino do homem está em suas mãos.

Escrito por **Narciso Machado** – PRESENÇA CONFIRMADA PARA O 2º CONGRESSO DE RECURSOS HUMANOS DO INTERIOR PAULISTA COM A PALESTRA – ” Gestão de RH no Setor Público”

** Consultor estratégista, coaching e comunicador nas áreas de motivação, vendas, negociação, atendimento, marketing, empreendedorismo, integração de pessoas, grupos de trabalho, criatividade, inovação e qualidade de vida.

Realiza atividades em empresas privadas e públicas (orgãos da administração pública estadual e federal).
Prepara pessoas e empresas para crescerem, vencerem e, principalmente permanecerem vencedoras.
Sua especialidade é motivar pessoas, desenvolver talentos, despertando criatividade, iniciativa e liderança.

As palestras e workshops realizadas por Narciso Machado são destinadas a empresas e profissionais que desejam aprimorar e integrar suas equipes de vendas, marketing, negociadores, atendimento, liderança, qualidade de vida pessoal e profissional.

Dono de um estilo próprio, provocador, com boa dose de humor e descontração, realiza em suas apresentações dinâmicas  com exercícios adequados à realidade das empresas, todos com paralelos a situações que os participantes vivenciam no dia a dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s