DE MAROLAS E TSUNAMIS O CRIADOR ESTÁ FARTO!


Benedito Milioni – Palestrante do 3º. CMCRH: “O RH Contemporâneo, Menos Utopia e Mais Ação com Base nos Indicadores de Resultados”

Benedito Milioni irá falar sobre o Tema do CMCRH de 2013 no dia 13 de junho em uma Palestra Magna.

Abaixo artigo mencionado no título deste texto – DE MAROLAS E TSUNAMIS O CRIADOR ESTÁ FARTO!

12Sabendo que a tal “marolinha” só acontecia no mar onde o presidente pescava seus bagres durante as férias, depois de um ano de muitas viagens, o Gerente Geral Universal, o Criador, resolveu intervir e nomeou uma comissão de ilustres hóspedes do Paraíso, os quais tinham sido ungidos, enquanto encarnados,  como gurus e destaques na área de Gestão de Pessoas. Com ar preocupado, porque a tal “marolinha” já estava com cara de ressaca provocada por ventos sul nos mares da costa brasileira, o GGU mandou servir uma dose extra de maná e mel, além de leite tipo A e frutas variadas, fez-se de desentendido para uns espertinhos que estavam pleiteando umas cervejotas  geladinhas, e disse para a atenta platéia que se prostrava a seus pés: “Olha aí, galera, vocês teem três dias para me apresentar um documento no qual deve ficar clara qual é a missão e a responsabilidade do RH nesses cenários terrestres de crise atrás de crise, porque a minha caixa postal de zilhões de yotabytes está entupida de súplicas de empresários e empregados para um fim nesse melê de lascar que os americanos provocaram com seu consumismo pecaminoso, obeso e irritante. Ao trabalho, pois, porque tenho muito o que fazer, tenho que cuidar da Eternidade!”.

Num recanto paradisíaco do paraíso (ô revisora! deixa passar essa, não resisti…risos) os iluminados RH celestiais se ornaram com as mais alvas e delicadas túnicas, deram uma escovada nas penas das asas e  se reuniram. Debateram, discursaram, peroraram, monologaram, confrontaram enfoques , ênfases, se fartaram em próclises, ênclises e mesóclises, onomatopéias e prosopopéias, quase saíram no tapa se adotariam a antiga ou nova ortografia na redação do documento pedido pelo Homi, mas em cima da hora chegaram a um acordo que continha, depois de centenas de páginas com incompreensíveis e inúteis considerações preliminares, as seguintes conclusões:

  1. É preciso mudar o discurso em RH
  2. RH deve estar focado no negócio da empresa
  3. RH deve ser estratégico
  4. o novo papel do profissional de RH
  5. RH é agente de mudanças
  6. é preciso um Código de Ética para RH
  7. RH deve deixar de ser centro de custo para ser item de receita
  8. O foco de RH deve ser holístico
  9. RH deve ter assento na mesa de decisões da empresa

Apresentadas as brilhantes e originais conclusões acima pelo representante do grupo de sábios celestiais, em caprichada construção em Power Point, com música incidental ao vivo, contratada junto ao mestre Haendel, que fez uma síntese da sua obra “O Messias”, visando também comover o Homi, assim que os últimos repiques e tamborins  se calaram no show de uma escola de samba devidamente montada para o “gran finale”, ouviu-se um imenso silencio: o Homi estava com Seus olhos dardejando raios e Seu peito arfando em vulcões! Levantando-se, o GGU apontou o dedo (iguar ki nem no teto da Capela Sistina, no Vaticano),  e fez surgir em Suas mãos uma nova tábua de leis, a que chamou de DIRETRIZES GRANÍTICAS PARA RH (na verdade, dizia-se pelos cantos entre as nuvens e pelas distantes fímbrias do Universo que Ele, o GGU, se inspirou em Isaac Azimov, o criador das três leis da robótica)

  • Primeira Lei: RH se pautará mais pela Razão, Lógica e Ética  que por filosofias miúdas, “achismos” e amadorismos.
  • Segunda Lei: a Ética, profissional e humana, deve permear, nunca engessar ou restringir, a Razão e a Lógica nas práticas de Gestão de RH.
  • Terceira Lei: em caso de dúvida sobre seu papel, mesmo que seja sobre como fazer valer a Segunda Lei, o RH deve submeter-se à Primeira Lei! Ela sempre foi e será resposta para tudo!

O que aconteceu depois, não sei, porque me pirulitei do recinto, na medida em que dá até para encarar RH em crise, dando chiliques, filha com TPM braba, sogra com péssimo humor, revisoras exigentes, trânsito de Sampa, a política monetária brasileira, dentre outras terríveis provações, mas jamais a fúria santa de ninguém mais…que o Homi!

Benedito Milioni
Consultoria em Educação Corporativa

• Formação acadêmica em Sociologia e Administração de Empresas.
• Cursos de extensão em Administração, Marketing e Vendas.
• 35 anos de carreira, em cargos executivos de Recursos Humanos, Vendas e Marketing, atuando como profissional independente desde 1982.

• Professor Universitário (28 anos) cadeiras de Teoria Geral da Administração, Gestão Estratégica e Recursos Humanos. Atualmente, professor especialista em cursos MBA.
• Palestrante e expositor em eventos nacionais e internacionais.
• Professor convidado de diversas entidades públicas e privadas de países de ibero e latino-americanos.
•Autor de 25 obras sobre temas da Administração.
• Articulista em jornais e revistas de expressão.
• Dirigiu o treinamento de 18.619 gerentes e supervisores.
• Dirigiu o treinamento de 14.984 Diretores, Gerentes, Supervisores e Vendedores nas áreas de Marketing e Vendas.
• Dirigiu o treinamento de 3.104 profissionais em Técnicas de Negociações.
• Dirigiu o treinamento para cerca de 9.880 profissionais de Recursos Humanos.
• Conduziu ações de treinamento para mais de 2.886 grupos, totalizando 64.000 participantes.
• Participou em 07 projetos de recolocação profissional, nas fases de assessoria em negócio próprio, envolvendo 1.300 pessoas.
• Participou em 14 projetos de reestruturação administrativa, operacional e comercial, bem como na formatação de unidades de negócios.
• Executou 26 diagnósticos de clima motivacional, 11 de gestão empresarial e 09 de gestão de RH.
• 240 empresas assistidas enquanto profissional de Consultoria.
• 866 artigos publicados em jornais e revistas.
• 549 conferências e palestras apresentadas em congressos e seminários nacionais, internacionais e mundiais.
• 4.485 laudos de material didático produzidas.
• 29 Manuais de Políticas e Procedimentos elaborados para as áreas de Marketing e Vendas.
• Diretor Técnico da ABTD-Nacional (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) tendo sido o Coordenador Científico e Geral do CBTD – Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento em 2.001, 2.002 e 2003.
•  Fundador de 03 grupos de estudos envolvendo profissionais de RH.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s