Os desafios do mundo moderno e o papel do RH


José Carlos Matheus – Chaer, Palestrante do 3º. CMCRH: “O RH Contemporâneo, Menos Utopia e Mais Ação com Base nos Indicadores de Resultados”

Irá ministrar a Palestra “Comunicação – O Diferencial do RH de Sucesso” no dia 13 de junho.

Abaixo artigo mencionado no título deste texto –  Os desafios do mundo moderno e o papel do RH 

Imagem

Com a concorrência cada vez mais acirrada e a globalização, as organizações, colocam seu foco nos resultados, para garantir vida longa a suas empresas. Com um numero cada vez mais de atividades simultâneas, aumenta a pressão por resultados. O foco naturalmente vai para o aumento da produção e redução de custos. Outro grande desafio é acompanhar as mudanças tecnológicas e as Incertezas nos cenários futuros causando assim instabilidades.

O profissional de RH já há algum tempo não exerce mais o papel de Chefe de departamento De Pessoal, onde apenas contratava, demitia, dava advertências, aumento de salário e outras atividades. Hoje este profissional possui novas competências. Com isto, passou a assumir um papel extremamente estratégico e de destaque dentro das organizações, participando e opinando sobre os negócios e ações estratégicas dentro de suas empresas.

O que se espera deste departamento daqui para frente e que exerça o papel de gerente dos seres humanos nas organizações. E que possa colaborar com o desenvolvimento de talentos para tornar suas organizações cada vez mais competitivas dentro de seu mercado.

Neste novo cenário o profissional de RH é exigido constantemente como NEGOCIADOR , seja negociando conflitos internos e externos, negociando programas de desenvolvimento, admissão, demissão e outros.

A arte da negociação exige preparo e técnicas para se conseguir resultados positivos do planejamento até o fechamento de acordos.

Você não precisa ter o dom da negociação, mas sim aprender no dia a dia praticando ou participando de cursos e utilizando ferramentas existentes no mercado.

Três pensamentos fundamentais para assumirmos nosso papel de negociador:

• Somos todos negociadores

• Todos nós negociamos várias vezes ao dia

• A negociação é um processo de comunicação e relacionamento

Alguns conceitos

• É um processo, de relacionamento interpessoal que tem como objetivo, o entendimento entre duas ou mais partes.

• É buscar um acordo por meio do diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.

• É o processo, de buscar a aceitação de ideias, propósitos e interesses, visando o melhor resultado possível, de forma que as partes envolvidas estejam plenamente satisfeitas.

• Negociação é toda comunicação na qual duas ou mais partes parecem ter objetivos diferentes.

• Negociação é o meio pelo qual as pessoas lidam com suas diferenças.

• Negociação é um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa ( ou mais) deseja algo de outra pessoa (ou mais pessoas).

• A palavra é de origem latina, negotiatus, que significa cuidar dos negócios.

“Se você tratar bem as pessoas, elas o tratarão bem – pelo menos, 90% do tempo.” (Franklin D. Roosevelt)

José Carlos Matheus – Chaer
Coaching,Negociação,Liderança,Atendimento ao consumidor e Comunicação com técnicas de PNL

Diretor da Chaer Coaching e Treinamentos, administrador de empresas há mais de 28 anos.

Ministrou apresentações para milhares de pessoas em Palestras, Treinamentos e Cursos de formação nas áreas de: Vendas, Negociação, Liderança, Relacionamento Interpessoal e Motivacional.. É Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguistica formado pela S.B.P.N.L.

Possui formação como Master Coach Internacional pelas duas maiores entidades da área no Brasil: I.C.I. – Integrated Coaching Institute (credenciada pela I.C.F. – International Coaching Federation) e Lambent do Brasil (Coaching with N.I.P.).

Especialista em Life Coaching e Executive Coaching para gerentes, empresários e executivos. Consultor da Siamar, distribuidora de filmes para treinamentos. Especialista em programas de Comunicação, Relacionamento, Liderança e Programas com aplicação de Neurilinguistica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s