O Poder do Líder Coach


Jose Roberto Marques, Palestrante do 3º. CMCRH: “O RH Contemporâneo, Menos Utopia e Mais Ação com Base nos Indicadores de Resultados”

Irá falar sobre Leader Coach – Coaching Como Filosofia de Liderança no dia 13 de junho.

Abaixo artigo mencionado no título deste texto – O Poder do Líder Coach

Imagem

Empreendedor, criativo e ousado características do líder que as empresas procuram para motivar equipes e alcançar resultados extraordinários

Um líder pode ser facilmente identificado através de sua equipe de colaboradores e de seus resultados. Se a empresa dispõe de um líder mediano, sua equipe de colaboradores terá resultados parecidos e pouco satisfatórios. Porém, se a corporação investe em um Lider Coach, seus resultados com certeza serão extraordinários, pois esse tipo de líder sabe traçar estratégias de sucesso, estimular o potencial coletivo e individual dos colaboradores, e é capaz de gerar grandes realizações.

Esse é o grande diferencial das grandes empresas, o investimento em gestores, líderes e executivos realmente preparados para ir além. Cobrar resultados não é tudo que um líder pode fazer e muito menos tudo que uma empresa precisa. Fundamental é ter a capacidade de liderar estimulando as competências, as habilidades e o aumento da performace de seu grupo de liderados.

Hoje, já não basta ser um líder, é preciso ter os diferenciais que realmente signifiquem agregar mais valor ao desenvolvimento dos profissionais e das organizações. Um Líder Coach não é um líder comum, ele é empreendedor, criativo, ousado e capaz de inspirar seus colaboradores através de seus exemplos, sejam eles profissionais ou pessoais. O líder coach tem ampla capacidade de tomar decisões com mais assertividade, pois é mais preparado para lidar com situações adversas, pressões e o estresse do dia a dia de uma empresa. Tem plena confiança de suas atribuições, mas também sabe ser flexível, pois conhece as qualidades de seus liderados e por isso, sabe delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para o crescimento de cada um e da empresa.

Além disso, um líder coach sabe construir um ambiente de trabalho que favorece os relacionamentos harmoniosos entre os colaboradores e estimula o respeito entre as pessoas e as equipes. Esses líderes além de estimular, delegar, inspirar e supervisionar são responsáveis pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados. Para o sucesso das organizações no mundo globalizado, onde as mudanças gerenciais são constantes, é necessário que os líderes tornem-se “agentes de mudança” qualificados, e para isso, é fundamental que também sejam coaches.

Jack Welch, um dos CEOs mais respeitados e admirados do mundo dos negócios, já alertou sobre a importância dos líderes terem esse diferencial competitivo ao afirmar que: “No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”.

Desenvolver essas competências de liderança torna-se cada vez mais fundamental, e o Coaching é o caminho para a expansão do desempenho dos líderes na arena corporativa. As vantagens de investir nesse processo são tanto para a empresa quanto para o profissional, e com certeza, ambos só tem a ganhar.

Jose Roberto Marques
Especialista em Coaching

José Roberto Marques é presidente do Instituto Brasileiro de Coaching- IBC. Master Coach Senior e Trainer certificado por renomadas instituições internacionais: European Coaching Association (ECA), Behavioral Coaching Institute (BCI) International Association of Coaching Institutes, Global Coaching Community (GCC) e Metaforum International.
Foi treinado pessoalmente por Perry Zeus, criador do Behavioral Coaching Institute – BCI: uma das instituições de coaching mais seletas e respeitadas do mundo. É o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento – Advanced Coach Senior (Pós Master Coach).
É um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 15 anos de experiência. Acumula mais de 15 mil horas em atendimentos como coach. Especialista em Linguagem Ericksoniana pela American Society of Clinical Hypnosis e Global Institute for Trauma Resolution. Fez diversos treinamentos, formações e certificações em: Psicologia, Liderança, Coaching e Programação Neurolinguística- PNL.
Empresário e Psicoterapeuta com mais de 26 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas, com Especializações em Gestão de Pessoas e Empresas. Criador de diversos instrumentos e ferramentas para desenvolvimento de pessoas e do Programa de Formação e Certificação Internacional Professional & Self Coaching – PSC, que é notadamente um grande case de sucesso no Brasil.
Autor dos livros Coaching de Carreira – Construindo Profissionais de Sucesso e Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança.
Coautor dos livros: Manual Completo de Coaching e Manual Completo de PNL
Coordenador Editorial do livro Master Coaches – técnicas e relatos de mestres do Coaching.
Como Master Coach já atendeu CEO’s, VP’s, Executivo e Grandes Personalidades do mundo corporativo.
Entre as centenas de clientes corporativos que atendeu como Master Coach estão empresas e instituições renomadas no Brasil e no mundo, como: Leroy Merlin, Petrobras, Receita Federal, GVT, Sebrae, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Gazin, Grupo Cencosud, Unimed, Polícia Militar, entre muitas outras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s