Planejamento estratégico: você sabe o que é?


Kenneth Corrêa, Palestrante do 3º. CMCRH: “O RH Contemporâneo, Menos Utopia e Mais Ação com Base nos Indicadores de Resultados”

Irá falar sobre RH Estratégico Executando a estratégia do RH com uso do BSC no dia 14 de junho.

Abaixo artigo mencionado no título deste texto – Planejamento estratégico: você sabe o que é?

Imagem

Planejamento estratégico. A expressão é famosa no mundo corporativo, mas nem todos conhecem de fato o significado. Afinal, o que ele representa no cotidiano e no trabalho das empresas? Para entender melhor, conversamos com Kenneth Corrêa.

Kenneth explica que o planejamento estratégico é um conjunto de processos responsáveis por definir os objetivos e caminhos que uma organização deve seguir em longo prazo. Os caminhos devem considerar não apenas as características do mercado, mas também as forças e fraquezas do grupo de pessoas que pretende chegar às metas.

Como conceito geral, o planejamento estratégico serve para apoiar as organizações menos maduras a entender o que precisam e onde querem chegar. Para instituições consolidadas, serve para levar à equipe a estratégia escolhida para chegar aos objetivos. “Seja uma pequena empresa informal com três pessoas, ou uma mega corporação, ambas precisam saber o que querem e deixar claro para todos qual este objetivo, e como cada um do grupo pode ajudar”, aponta Corrêa.

Processo

O consultor alerta: muitas vezes o planejamento estratégico – que deve ser realizado de forma contínua – é confundido com o plano estratégico (em alguns casos, identificado também como plano de negócios). Este é um documento que agrega informações em relação ao processo de planejamento e ajuda a difundir informações de maneira estruturada.

Usado como processo geral de gestão, o planejamento estratégico é responsável por definir e executar objetivos, além de garantir que eles foram atingidos. Relaciona-se com o ambiente interno (pessoas, processos, recursos) da empresa e também com o ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores e a sociedade em geral).

Sem mágica, sem milagres

Corrêa orienta: “a incerteza continua, sempre, ainda mais nos dias de hoje, e o planejamento estratégico é um exercício de futurologia”. O consultor aponta, ainda, que “ele não vai ajudar a encontrar um baú de ouro ao final do arco-íris, mas permite que exista um processo contínuo, com novos aprendizados a cada vez que o ciclo de definição de objetivos e controle de resultados é efetivado”.

“Nesta situação, o grupo responsável pela gestão começa com um alto grau de incerteza, que acaba a cada vez que os resultados são revisados e identifica-se as causas das falhas, e os pontos de melhora. Do meu ponto de vista, é a maior contribuição da implantação de um processo de planejamento estratégico, mas pouco compreendida por quem só avalia o tema de maneira superficial, ou pela primeira vez”, conclui.

Kenneth Corrêa
Especialista em Planejamento Estratégico,Gestão de Projetos,Recursos Humanos

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – 2006).
É CIO (Chief Innovation Officer – ou diretor de Inovação) da Gestão Ativa, que atua na área de Soluções Web, com Desenvolvimento de Sites e SEO (Otimização para buscadores).
Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande – MS.
Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: estratégia, planejamento estratégico, finanças, mercado financeiro, gestão de projetos, marketing, recursos humanos e empresas familiares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s